segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Magali Tayt-Sohn assume a Educação em janeiro
- Creche em tempo integral, saúde dos profissionais e valorização dos educadores na sociedade são as principais metas da nova secretária

Anderson Duarte

Foto: Marcello Medeiros - O DIÁRIO
Secretária de Educação Magali Tayt-Sohn

Unanimidade nas gestões municipais como uma área fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade, a Educação do governo Jorge Mário, a partir de janeiro de 2009, estará sob o comando da Letrada Magali Tayt-Sohn de Almeida, que assume a pasta com o objetivo de valorizar os profissionais da área e estender o atendimento em pólos de creches municipais.

A teresopolitana Magali Tayt-Sohn é casada há 13 anos e mãe de um filho, além da formação superior em letras, a professora possui especialização em Gestão Escolar. Com uma carreira de 23 anos de Escola Pública Municipal, em diversas unidades, ainda desempenhou a função de Diretora de uma das maiores unidades de ensino da cidade, o Centro Educacional Roger Malhardes, CEROM, no bairro de São Pedro. Atualmente, Magali está em sala de aula, o que para ela é fundamental para entender os processos a serem desenvolvidos.

Magali assume com a expectativa de encontrar na atual administração bons projetos e resultados positivos. “Considero esta pasta como o melhor serviço público do município atualmente... o grupo que está no comando trabalha muito bem e nossa intenção é agregar valor a estes projetos já em andamento, sempre com a preocupação da valorização do profissional de educação”, explica.

Uma das propostas de governo anunciadas por Jorge Mário em campanha que mais repercutiu na população foi a da mudança no horário de funcionamento das creches municipais. De acordo com a professora, o objetivo é iniciar o processo de implantação já nos primeiros dias de trabalho. “Vamos trabalhar algumas creches municipais em tempo integral, com funcionamento até 22:30... é claro que seguindo os critérios de estruturação de Pólos e demandas, de maneira a atender aos anseios da população”.

Outra grande bandeira da professora Magali é a implantação do projeto “Saúde do Trabalhador da Educação”, que funcionará em parceria com a Secretaria de Saúde e atendendo a uma solicitação da própria categoria, que é cuidar da saúde destes profissionais. “Nossos educadores e profissionais da área estão adoecendo e é preciso cuidar, na verdadeira concepção da palavra, destas pessoas, que desempenham um papel fundamental para nossa sociedade”, exalta Magali.

Esta interação entre as secretarias é considerada pelo prefeito eleito como fundamental. “Precisamos que haja uma interação entre as secretarias, nossa proposta principal é garantir a transversalidade no nosso governo”, explica Jorge Mário.

A Educação Especial vai receber, por parte da nova secretária, uma atenção também especial. “O objetivo é promover uma modificação na estrutura desta área... vamos reavaliar alguns projetos e, principalmente, iniciar uma ampliação dos atendimentos”.

A Educação Inclusiva é atualmente um dos maiores desafios do sistema educacional. Criados na década de 70, os pressupostos da Educação Inclusiva fundamentam vários programas e projetos da educação.

Com cerca de 2200 funcionários dentro dos quadros da prefeitura, Magali assume também uma das secretarias mais influentes do governo. Com a pressão e o desafio de administrar uma categoria, a professora garante também a concretização do Projeto da “Escola em tempo integral”. “Estamos já em processo de organização e estruturação de parcerias para que o sistema seja implantado no município... o Bairro de São Pedro é o primeiro a receber o sistema de tempo integral, entre outros motivos pela demanda... O objetivo maior da ação é promover atividades diversificadas, como esporte, cultura e preparação para o mercado de trabalho”, explica Magali.

Além da questão financeira, a secretária considera tão importante quanto, o aprimoramento das condições de trabalho, a valorização da capacitação profissional pessoal, os cuidados específicos com o profissional de educação. “Percebemos um desgaste na classe, não só físico como moral, precisamos ressaltar a importância do professor na sociedade, resgatar o respeito da comunidade... Falta uma parceria maior com a família, devemos trabalhar para garantir a reconstrução de uma relação de respeito entre Escola e Família”, enaltece Magali.

- Cenário Nacional

O Brasil gasta menos de 3% do PIB na educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) prevê chegar em 2022 em 6% do PIB. O PDE prevê investimento em todas as áreas da educação. Até 2010, a previsão é ter mais 10 universidades federais novas, 48 extensões universitárias, 214 escolas técnicas profissionais e todos os municípios brasileiros deverão ter uma biblioteca.

A educação, porém, não é só números e estatísticas. A escola e o processo educacional devem também ser espaço de solidariedade, de compromisso com o outro, especialmente os excluídos e os mais pobres. Nenhuma escola nem as Universidades podem ser ilhas isoladas da realidade e do cotidiano. O Programa Escolas-Irmãs (www.brasil.gov.br/escolasirmas), por exemplo, ligado ao Gabinete de Mobilização Social da Presidência da República, é um esforço de estimular o convívio, a partilha, o encontro com o diferente, a troca de experiências entre educandos e educadores.

 Voltar

 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário