domingo, 1 de março de 2009

Eu queria ter mesmo dezessete anos!

Quando tinha 17 anos estudava o curso de Formação de Professores. Na época, chamado de Normal. Aos 18 iniciei minha carreira no magistério e, de lá pra cá, já se passaram 23 anos. Nesse período fui auxiliar de direção, coordenadora de eventos, chefe do setor de eventos no governo do prefeito Luiz Barbosa, dinamizadora de sala de leitura e diretora. Mas nunca deixei de ser o mais importante: professora. É isso que me guia hoje nessa missão difícil, saber que sou professora acima de tudo. Tenho sonhos de, quando retornar para a sala de aula, ter contribuído para melhorar a situação de quem realmente faz a educação: o professor. Sei que não vou acertar sempre, mas vou tentar sempre.

Caso eu tivesse hoje 17 anos será que faria as mesmas escolhas? Será que seria a mesma pessoa daqui a 20 anos? Vendo a profissão com o olhar que tenho hoje será que as coisas seriam diferentes? Ainda teria as mesmas ilusões?

Estudei português. Letras era o meu sonho. Hoje fico lendo pessoas escrevendo " acessor" em vez de "assessor" na internet e fico me perguntando: qual o papel do professor na sociedade se ele não consegue, muitas vezes, o mínimo?  Por que as pessoas não respeitam o professor na sociedade e não dão a ele o valor devido?

Ah... se eu tivesse mesmo 17 anos, se eu não fosse hoje a mulher equilibrada e temente a Deus em que me tornei... aí sim, agiria como adolescente e colocava  as verdades para todos ouvirem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário