quarta-feira, 27 de maio de 2009

Espaço da Conferência


Sônia Kramer diz que “ser autor significa dizer a própria palavra, cunhar nela sua marca pessoal e marcar-se a si e aos outros pela palavra dita, gritada, sonhada, grafada… Ser autor significa resgatar a possibilidade de “ser humano”, de agir coletivamente pelo que caracteriza e distingue os homens… Ser autor significa produzir com e para o outro…”.
Para serem autores do seu discurso os professores precisam construir mecanismos interiores que lhes permitam articular sua prática de modo coerente não só com seus valores pessoais, mas também com os valores e necessidades construídas socialmente; precisam ter um domínio profundo do campo do conhecimento que irão ensinar, dos modos de ensiná-lo e dos alunos reais com quem irão trabalhar; precisam ter condições intelectuais e materiais para analisar individual e coletivamente o trabalho realizado; precisam ter recursos materiais e condições de espaço e tempo que permitam atender seus alunos de modos diferenciados e conduzi-los à aprendizagem efetiva; precisam também de reconhecimento e valorização profissional.
Estamos falando dos múltiplos aspectos que estão sendo, ano pós ano, subtraídos dos professores: formação de qualidade, condições adequadas de trabalho e valorização profissional.
Na medida em que esses aspectos essenciais à docência estão sendo roubados dos professores, não só a possibilidade de falarem sobre o trabalho educativo, mas a própria possibilidade de serem autores de seu projeto de trabalho, das propostas que orientam a vida da sua escola está sendo igualmente subtraída. Também lhes está sendo roubada a idéia de pertencimento a uma categoria profissional, que deveria ser cada vez mais essencial, já que há um amplo e forte consenso a respeito da importância da educação escolar no mundo atual. Cada dia mais se esfacelam os vínculos entre os professores e a sociedade, bem como entre eles próprios.
Acabar com o silêncio dos professores requer mais do que lutar contra os cerceamentos formais à liberdade de expressão. Significa reorganizar a escola, as condições da docência e da formação dos professores. E para tanto a própria sociedade brasileira terá de se posicionar frente a uma importante questão: que educação quer para suas futuras gerações.

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