sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Secretaria de Educação apresenta nova equipe para professores da rede municipal


Nesta terça-feira, 3 de fevereiro, cerca de 1.200 professores da rede Municipal de Ensino compareceram ao Clube Comary em reunião promovida pela Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, para apresentar sua nova equipe, futuros projetos, metas, parceiros e desmentir alguns boatos. A reunião, que também contou com a participação do prefeito Jorge Mario, foi pautada pelo clima bem franco e informal, praticamente um bate-papo, que terminou com um buffet de lanches servido aos presentes, onde o contato direto com os professores da rede serviu para uma avaliação inicial do primeiro mês de trabalho

Caracterizado pelo tom informal e objetivo, a Secretária iniciou a reunião apresentando sua equipe, toda formada por conhecidos profissionais da área de educação em Teresópolis, uma característica que fez questão de também ressaltar nela própria: "Sou professora antes de tudo. Hoje 'estou' secretária, mas venho da sala de aula assim como vocês. E é para lá que vou voltar quando não estiver mais Secretária". Em seguida, Magali informou que a nova equipe está lutando para cortar gastos, resolvendo primeiro os problemas deixados pela administração anterior, que vão desde escolas sem condições de funcionamento a despesas absurdas como o pagamento de contas de luz de um salão de beleza. Segundo ela, cada centavo economizado será empregado em projetos futuros.

Projetos e Parcerias – Como a educação não pode parar, novos projetos já estão sendo implementados e alguns entram em funcionamento já este mês. No bairro de São Pedro, ainda em fevereiro, começa a funcionar a 'Escola em Tempo Integral', que vai abrigar alunos nos dois turnos, oferecendo além do ensino convencional uma gama de atividades extracurriculares. Ao contrário do que demandavam os boatos, a normatização do Ensino Religioso nas escolas públicas municipais também já começou, com reuniões entre os principais líderes religiosos da nossa cidade e professores da área. Mas o mestre também está no foco da Secretaria de Educação e isso fica claro nos projetos 'Saúde do Professor', onde profissionais de saúde vão agir nas escolas aplicando medicina preventiva aos profissionais de ensino. E na realização, em maio, da 1ª Conferência Municipal de Educação, uma das promessas de campanha do Prefeito Jorge Mario. Além disso, as parcerias com CEDERJ, UERJ e FIRJAN foram apresentadas, apontando para breve, boas novidades no cenário do ensino em Teresópolis.

Aceitação e Esperança – Aplaudida pelos professores, em um clima geral de aceitação e esperança, a nova Secretária cedeu a palavra ao Prefeito Jorge Mario, que fez questão de enfatizar o espírito de equipe que deve ser a tônica de todos os profissionais municipais de educação. Segundo ele, a equipe deve agir em uníssimo, desde a Secretária de Educação até o professor em sala de aula. E ele, que veio da escola pública, sabe a importância desta na educação e na formação do jovem. Também muito aplaudido pela platéia, o prefeito Jorge Mario e a secretária Magali Tayt-Sohn terminaram a reunião em clima de descontração e informalidade com um buffet de lanches servido aos professores que ainda tiveram a chance de expressar suas opiniões e impressões à equipe presente. .


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário